FAQ

Quest�es mais frequentes

 

A Apólice deverá ser normalmente enviada ao Tomador do Seguro nos 14 dias seguintes à respectiva emissão. Se tal situação não se verificar durante este prazo, o Tomador do Seguro deverá contactar a GROUPAMA.

 

Para esse efeito, necessitamos de uma instrução escrita e assinada pelo Tomador do Seguro, identificando a Apólice, e acompanhada do meio de pagamento em causa (cheque ou, em alternativa, talão comprovativo de transferência ou depósito na conta da GROUPAMA).

 

Caso o pagamento seja efectuado por transferência bancária ou depósito, a conta a creditar tem o NIB 0010 0000 48322058501 41).

 

Qualquer alteração ao valor dos prémios periódicos poderá ser comunicada por escrito (carta, fax ou e-mail) pelo Tomador do Seguro, identificando claramente a Apólice em causa.

 

Para ser retomado o pagamento de prémios periódicos numa Apólice de capitalização ou PPR, necessitamos de uma instrução escrita do Tomador do Seguro nesse sentido. Na sequência da mesma, ser-lhe-á remetido um novo formulário de autorização de débito em conta (excepto se o Tomador informar expressamente que a anterior autorização de débito se mantém válida).

 

Caso se trate de um produto financeiro e a Apólice comporte valor de resgate, o resgate parcial poderá ser, no máximo, de 90% do valor de resgate total, desde que um montante mínimo de € 50,00 permaneça por resgatar.

 

São produtos financeiros de investimento a médio/longo prazo, expressos em unidades de conta ou unidades de participação, que oferecem ao investidor a possibilidade de escolher e persificar a sua carteira de acordo com o perfil de risco de cada um, beneficiando da fiscalidade favorável ligada aos seguros de vida.

 

É um seguro cujos prémios são investidos em fundos de investimento.

 

Entre as vantagens que oferece ao investidor destaca-se a possibilidade de mudar a composição da sua carteira, o que confere a este tipo de produto uma grande versatilidade e flexibilidade face a outras soluções financeiras. São destinados a idades acima dos 25-30 anos que pretendam investir a médio e longo prazo, tendo um papel activo na gestão do investimento.

 

Os rendimentos obtidos estão sujeitos a IRS. Quando o montante investido na primeira metade da vigência do contrato for no mínimo 35% do total, as taxas de tributação reduzida sobre os rendimentos obtidos são as seguintes: 16% após o 5º ano e antes do 8º ano de vigência do contrato; 8% após o 8ºano de contrato. Isenção do imposto de selo

 

  • Uma das principais características é a flexibilidade para modificar a composição e poder ajustar o nível níveis de risco financeiro, com o objectivo de maior rendibilidade. 
  • É o próprio investidor responsável pelo grau de risco e pela política do seu investimento. Rendibilidade atractiva;
  • A rendibilidade destes produtos depende dos fundos existentes e das opções de investimento por parte do investidor; 
  • Liquidez total ou parcial em qualquer momento, pode resgatar o total da poupança acumulada; 
  • Possibilidade de modificar as opções de investimento aos fundos disponíveis-switching; 
  • Beneficiam do regime fiscal dos seguros de vida – Tributação reduzida sobre os rendimentos e dedução à colecta.

Enviar

Group@ma.net

Groupama é uma mútua de seguros, serviços bancários e financeiros, com uma distribuição multi-canal para servir os seus 16 milhões de clientes.