Glossário


Por ordem alfab�tica

SADI
Sistema automático de detecção de incêndios.
Salvado (Automóvel)
Veículo danificado, cujo custo de reparação é superior ao seu valor venal. Nestas circunstâncias, a indemnização deverá tomar por base o valor venal, mas o salvado será negociado pelo valor residual, com o seu próprio proprietário ou com terceiros.
Segurado/Pessoa Segura
A pessoa, ou entidade, no interesse da qual o contrato é celebrado.
Seguro
Operação pela qual uma pessoa (tomador de seguro), mediante o pagamento de um prémio ou quotização, obtém a promessa, dentro do enquadramento definido pela Lei e pelo Contrato, duma prestação por parte de uma Companhia de Seguros, em caso de ocorrência dum evento aleatório e danoso.
Seguro pelo valor Parcial
O segurado, embora declarando o valor total do objecto a segurar, só faz recaír a garantia do segurador sobre uma parte desse valor. Está indicado para os grandes entrepostos que armazenam stocks importantes por tempo relativamente curto. Nesta variante, não há lugar ao funcionamento da regra proporcional.
Seguro pelo valor Total
O segurado deve indicar um valor que seja igual ao valor total do objecto a segurar. Se o seguro for feito por um valor inferior, o segurado, em caso de sinistro, suporta uma parte proporcional do dano ou perda, sendo ressarcido na proporção da soma segura com o seu efectivo valor no montante do sinistro.
Sinistro
Qualquer ocorrência que faça funcionar as garantias da apólice.
S.N.B.
Percentagem aplicada nos ramos de incêndio, multi-riscos, agrícola e pecuário, e que se destina ao Serviço Nacional de Bombeiros.
Sobreprémio
Aumento do prémio que corresponde ao agravamento do risco em relação ao risco normal ou referência.
Sub-Rogação
É a transmissão dos direitos do titular da indemnização para a Seguradora, após a liquidação da mesma, para que ela possa exigir ao responsável pelos danos, o reembolso do montante que houver dispendido.
Subscritor
Entidade que celebra uma operação de capitalização com a Seguradora, sendo responsável pelo pagamento da prestação.
Subseguro (seguros de danos e coisas)
Insuficiência de capital seguro, em relação ao valor real do objecto seguro.
Suspensão
Denomina-se suspensão de contratos de seguro, a situação pela qual os seus efeitos se encontram temporariamente interrompidos, podendo reatar-se a partir de dado momento.

Topo da p�gina

Enviar

Group@ma.net

Groupama é uma mútua de seguros, serviços bancários e financeiros, com uma distribuição multi-canal para servir os seus 16 milhões de clientes.