Livro Ângelo Felgueiras: MAIS ALTO E MAIS LONGE - Escalar por uma causa

MAIS ALTO E MAIS LONGE – Escalar por uma causa

A história de um piloto aventureiro nos Seven Summits

Sexta-feira, 14 de Dezembro – 17h30 – Auditório Leap Center

Tudo começou em 1997, quando Ângelo Felgueiras foi convidado por amigos para subir o Kilimanjaro (5.963 metros de altitude), a montanha mais alta de África. Depois, não pensou durante alguns anos em subir montanhas, dedicando-se à sua paixão por atividades de outdoor. Quando fez um passeio de bicicleta à Patagónia, ao sobrevoar o Aconcágua (6.962 metros, atingidos em 2004), viu a montanha da janela do avião e pensou subi-la com os seus amigos. Foi aí que começou a gostar de subir montanhas.

Pelo meio escalou o Elbruz (5.633 metros em 2005), Denali (6.195 metros em 2007), as Pirâmides de Carstensz (4.884 metros em 2008) e Evereste (8.850 metros em 2010) para, em Janeiro deste ano, terminar os Seven Summits com a conquista do Monte Vinson (4.897 metros), o cume mais alto da Antártida.

Ângelo Felgueiras é piloto da TAP desde 1988 por opção mas um aventureiro por vocação. Subir montanhas é o desafio. É muitas vezes convidado para palestras em empresas e escolas, onde, através da sua experiência, motiva, forma e prova que ser pai de três filhos, marido e Comandante na TAP, não é incompatível com a realização dos nossos sonhos e ambições. A jornalista Ana Pinto da Costa tem acompanhado todas as aventuras de Ângelo Felgueiras, desde 2007, através das páginas da revista de aviação Sirius Magazine, revelando pormenores da preparação do alpinista antes de cada escalada e relatando, à posteriori, os detalhes. Para este livro, Ana Pinto da Costa realizou uma série de entrevistas de fundo com Ângelo Felgueiras, que abriu pela primeira vez os seus diários de viagem, enriquecendo cada passagem com dados e opiniões pessoais.

O Prefácio tem a assinatura do letrista Carlos Tê que disserta sobre os Desafios de Ângelo Felgueiras e sobre o rito sagrado que é escalar uma montanha. Os direitos de autor de Ângelo Felgueiras, com a venda deste livro, revertem a favor de duas instituições de solidariedade social.