VOR: Franck Cammas ergue o novo troféu da Volvo Ocean Race

Galway (Irlanda)

Franck Cammas ergue o novo troféu da Volvo Ocean Race

Franck Cammas tornou-se no primeiro skipper a erguer o novo troféu da Volvo Ocean Race, enquanto milhares de fãs ovacionavam os vencedores desta competição de circum-navegação, ao som da mítica música Highway to Hell dos AC/DC. A equipa inteira, incluindo a de terra, subiu ao palco para comemorar o triunfo extraordinário.

Franck Cammas vê agora o seu nome ligado a outras lendas da vela como Peter Blake, Paul Cayard, Mike Sanderson e Torben Grael.

Para tornar este triunfo ainda maior, Franck Cammas recebeu uma carta aberta do skipper Lionel Péan, que até agora tinha sido o único francês a vencer a prova, onde elogiou o compatriota pela sua “grande vitória, construída com disciplina, humildade e força” na Volvo Ocean Race.

“Estou muito feliz com a vitória, mas por outro lado estou triste por este momento ter demorado 28 anos a chegar. Obrigado por ter mostrado ao mundo a arte de navegar do nosso belo país e demonstrar que França ainda está ao mais alto nível. Tiro-lhe o chapéu a si e a toda a equipa”, afirmou Lionel Péan.

Na segunda-feira, Franck Cammas foi entrevistado no Le Grand Journal do canal de televisão francês “Canal Plus”, onde falou abertamente destes oito meses de experiência:

“Aprendi a ter confiança e a lidar com o barco, ao fim ao cabo foi uma grande surpresa porque até há um ano e meio, quando decidimos participar na Volvo Ocean Race, nunca teria imaginado vencer esta competição”, afirmou Cammas.

Cammas olhou para os 8 meses de competição e recordou que foi um pouco estranho na primeira noite ter passado do conforto de um hotel para o espaço espartano do veleiro:

“A viagem é muito longa e foi interessante na primeira noite, após termos dormido num hotel, foi complicado começarmo-nos a habituar a dormir no barco, mas vamo-nos acostumando e é bom sentir a brisa fresca do mar… Passei a primeira noite a pé a ler as cartas marítimas e a partir daí gerou-se uma espécie de rotina: comunicava à equipa a estratégia a seguir e pelo meio havia discussões animadas. Trabalhámos 24h sobre 24h.”

Na chegada a terra há sempre as mesmas perguntas:

“Como estamos fisicamente, mentalmente… e, no fim as muitas perguntas sobre o trabalho de bordo, como se cozinha no barco… posso dizer que muitas vezes o meu alimento foi queijo e morangos” acrescentou Cammas.

“A parte física é importante e exige uma grande preparação, mas é uma experiência única na vida ter este misto de sentimentos que me acompanharam ao longo desta jornada e é claro que a vitória foi a cereja no topo do bolo”, explicou Franck Cammas.

Classificação geral no final da 11º edição da Volvo Ocean Race:

1 – Groupama 4 – 253 pontos
4 – Telefonica – 213