VOR: Groupama 4 lidera após incidente

Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12

Lisboa (Portugal) – Lorient (França)

Groupama 4 lidera após incidente
 

O Groupama 4, do skipper Franck Cammas teve um pequeno incidente com a vela grande, pouco tempo depois de ter passado pela ilha de São Miguel, nos Açores, o que provocou um forte atraso em relação ao veleiro Telefonica, uma vez que para poder solucionar o problema, Cammas perdeu cerca de 11 milhas em três horas.

Yann Riou explica o que se passou: “ Estávamos na segunda posição e a tentar ultrapassar a Telefonica, apenas a 3 minutos de distância… o vento começou a soprar mais forte e o Franck disse para se colocar o rizo (diminuir o tamanho da vela). Até aí tudo bem. Assim que nós fomos para o colocar, notamos que a vela estava presa no mastro.

Depois de várias tentativas frustradas, ficou evidente que teríamos de encontrar outra solução para o problema. Então, lá estávamos nós com uma vela grande presa na cabeça do mastro e, com uma previsão bastante desanimadora. Enquanto isso, os nossos rivais não estavam dispostos a esperar por nós…

Então o Brad subiu por três vezes ao mastro de 31 metros de altura para resolver o problema. Com o barco a navegar a uma velocidade de cerca de 20 nós num mar muito agitado.

Se estão à procura do herói do dia, não vale a pena procurarem mais!

Em suma, depois de quase três horas gastas numa reparação provisória, durante o qual fomos obrigados a caçar completamente a vela grande, acabamos por encontrar uma solução, subir ao mastro”,
afirmou Yann Riou.

A tripulação do Groupama 4, prepara-se agora para encontrar uma violenta depressão atmosférica que trará ventos de mais de 40 nós e um mar muito agitado.

Franck Cammas encontra-se neste momento na liderança da Volvo Ocean Race a pouco mais de 450 milhas de Lorient.


"Um Veleiro, uma Equipa, um Mundo para conquistar"


The Volvo Ocean Race


A Volvo Ocean Race é a mais antiga e conhecida regata à volta do Mundo, com escalas, e que se realiza de três em três anos. Uma prova de coragem excepcional de vela e de esforço humano, que foi desenhada sobre o espírito dos grandes marinheiros - os homens destemidos que navegaram os oceanos do mundo a bordo de veleiros há mais de um século.

Durante os oito meses da Volvo Ocean Race 2011/12 - que começou em Alicante (Espanha) em Outubro de 2011 e termina em Galway (Irlanda) no início de Julho de 2012, as equipas vão percorrer mais de 39.000 milhas náuticas dos mares mais traiçoeiros do mundo passando por Cape Town, Abu Dhabi, Sanya, Auckland, Cabo Horn, Itajaí, Miami, Lisboa e Lorient.

www.volvooceanrace.com

Sobre Groupama Seguros


O Groupama 4, armado pelo Grupo do mesmo nome, tem como skipper Franck Cammas, parceiro do Grupo. Através desta colaboração que já vai há 14 anos, Groupama e os seus 16 milhões de Clientes espelhados em 14 países, associa-se a um projecto que combina trabalho de equipa e tecnologia para um desempenho de alto nível à volta do mundo. O desafio na Volvo Ocean Race levará Franck Cammas e o Groupama Sailing Team a Lisboa em Maio de 2012 onde a Groupama Seguros, filial do Grupo, terá a honra de o receber.

Mais imagens e declarações de Franck Cammas e do Team Groupama aqui. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enviar

Group@ma.net

Groupama é uma mútua de seguros, serviços bancários e financeiros, com uma distribuição multi-canal para servir os seus 16 milhões de clientes.