VOR: Groupama 4 - Tudo preparado para a passagem do Cabo Horn

Auckland (Nova Zelândia) – Itajai (Brasil)

Groupama 4: Tudo preparado para a passagem do Cabo Horn

O veleiro francês prepara-se para passar o Cabo Horn e seguir até Itajai, para o final da quinta etapa da 11º Volvo Ocean Race. A passagem pelo conhecido ponto de circunavegação marca, para a Groupama sailing team, o fim de 10 dias de muita violência. Yann Riou, na sua mensagem diária, comenta a ocasião: “Esperamos ver a famosa rocha, só para nos ficar marcado na memória. Se não a virmos é uma pena, mas isso não nos impedirá de comemorar. O importante é estarmos atentos e seguros.”

Já na costa do Chile, o Groupama 4 continua o seu percurso rumo ao Cabo Horn. Atrás dos franceses estão os norte-americanos a aproveitar o vento para diminuir a vantagem do líder. Os próximos dias vão ser um desafio para Franck Cammas e o resto da tripulação.

Neste momento, os tripulantes do Groupama 4 deparam-se com chuva e nevoeiro que os impossibilita de ver a mais de 100 metros de distância. Apesar das circunstâncias, a equipa encontra-se aliviada por encontrar vento e mar moderados, pela primeira vez no espaço de 10 dias. Yann Riou, membro da equipa media do Groupama 4, comenta ser “um alivio poder sair para o convés sem correr o perigo de ser atirado contra o mastro.”

A poucas milhas da muito esperada passagem do Cabo Horn, o Groupama 4 ruma à América do Sul. Até ao Atlântico, a Groupama sailing team vai ter que pôr em prática várias manobras e tácticas. O final desta quinta etapa da Volvo Ocean Race, entre Auckland (Nova Zelândia) e Itajai (Brasil), está longe de acabar, com cerca de 1,800 milhas depois da passagem do Cabo. O duelo entre os norte-americanos e os franceses está apenas a começar com ainda várias oportunidades estratégicas nos próximos dias.

“Como qualquer passagem do Cabo Horn, é um momento tanto lendário como libertador. É o fim da fase mais difícil da Volvo Ocean Race. Conseguiremos, finalmente, subir com condições mais calmas do que as que temos vindo a encontrar. Depois da Ilha dos Estados (Argentina), a vida a bordo do veleiro vai mudar radicalmente, tal como o nível de conforto. Não conseguimos garantir a nossa liderança depois do Mar de Hoces. No entanto não é um factor decisivo para o líder: o que importa é chegar ao Atlântico com o veleiro e com a tripulação no seu melhor!”, explica Franck Cammas, Skipper do Groupama 4.

Depois das muitas dificuldades encontradas ao longo do Pacífico, a passagem do Cabo Horn está prevista para esta tarde.

Posição dos veleiros presentes na 5ª etapa da Volvo Ocean Race às 13:00 horas:

1. Groupama
2. Puma