VOR: Semana calma em Lorient mas com o título em vista

Lorient (França)

Semana calma em Lorient mas com o título em vista

A semana começou com os problemas da maior parte das equipas a nível das reparações que tinham de ser feitas nas embarcações.

Contudo o júri internacional informou que haveria uma penalização de dois pontos na classificação geral caso os velejadores quisessem retirar os veleiros da água em Lorient.

A tripulação do Groupama 4, que durante a perna entre Lisboa e Lorient teve problemas no topo do mastro, teve de contornar a situação e proceder às reparações possíveis com o veleiro dentro de água. Mas não houve são só problemas…

Depois da chegada apoteótica do Groupama 4 a Lorient, França, Franck Cammas e a sua tripulação tiveram o devido descanso, mas também alguma diversão.

Depois de alguns pilotos (9) da Força Aérea Francesa de Acrobacias terem brindado a chegada do veleiro ao porto de Lorient, foi a vez dos líderes e equipas se encontrarem.

O Comandante Gauthier Dewas alertou para várias semelhanças entre as equipas, enquanto esteve a bordo do Groupama 4: "Tal como o Groupama Sailing Team, a secção da Força Aérea Francesa de Acrobacias também funciona como uma equipa: 9 pilotos e 37 mecânicos. Estamos muito felizes de ter voado sobre a vila da Volvo Ocean Race em Lorient e esperamos sinceramente que Franck Cammas seja capaz de chegar na primeira posição e voar connosco neste verão ", afirmou.

Franck Cammas aproveitou o facto de estar na sua base técnica para convidar os outros skippers a conhecerem e a fazerem uma pequena viagem no trimarã Groupama 3, com o qual o velejador francês conquistou o Troféu Júlio Verne em 2010.

Mike Sanderson do Team Sanya foi dos que mais se impressionou: “É um barco poderoso que exige respeito. Já tinha visto o barco de fora, mas velejar a bordo é um convite muito especial”, explicou.

Já Chris Nicholson, skipper do Camper/ ETNZ, mostrou-se surpreendido com a facilidade com que o Groupama 3 atinge grandes velocidades:

“Há imensas forças a agirem sobre o barco e muita coisa a acontecer no convés ao mesmo tempo”, declarou Nicholson dizendo que nem consegue imaginar como é que Franck Cammas navega sozinho a bordo deste trimarã. “Há tanta coisa que pode correr mal! Estou certo que quando está tudo bem deve ser uma sensação incrível, mas com mau tempo ou com alguma avaria, o barco é um monstro”, disse admirado Chris Nicholson.

O outro convidado foi Horácio Carabelli, diretor de terra do Team Telefonica, no lugar do skipper espanhol Iker Martínez.

O Groupama 4 prepara-se agora para a regata In-Port deste sábado, onde uma boa classificação pode fazer com que o título da Volvo Ocean Race fique cada vez mais perto.

Classificação:
1 – Groupama 4 – 219 pontos