fundação groupama gan cinema 557x220

Fundação Groupama Gan

Beneficiando da existência da Fundação Groupama Gan para o Cinema e seguindo o exemplo do Grupo a Groupama Seguros dedica ao cinema particular atenção.

Fundação Groupama Gan para o Cinema

Preservar o Património Cinematográfico é mais do que normal para uma seguradora!

 

Criada em Maio de 1987, a Fundação Groupama Gan tornou-se num dos principais parceiros privados do cinema francês. A Fundação tem uma tripla vocação: revelar novos cineastas, auxiliando-os na realização da sua primeira longa-metragem, apoiar a difusão do cinema contemporâneo, designadamente através dos festivais de cinema que acompanha, e salvaguardar o património cinematográfico mundial.

 

A sua acção de mecenato é reconhecida como primordial, dado o precário estado de diversas obras-primas do passado e os obstáculos encontrados para produzir e distribuir filmes de longa metragem, aparecendo como particularmente pertinente, tanto pela qualidade das suas escolhas como pelas formas de apoio que desenvolve.

 

A Fundação Groupama Gan distingue-se no seu papel de pioneira. Ajudar os primeiros filmes a existir, é arriscar, mas é antes de mais partir à descoberta de novos cineastas e revelá-los ao público. A Fundação Groupama Gan tem assim apoiado, desde o seu início, mais de 150 filmes, e mais de 26 milhões de espectadores confirmaram as suas escolhas. Actualmente, o apoio da Fundação não se resume a uma ajuda financeira, sendo igualmente considerado como um rótulo de qualidade.

 

A Fundação insiste em desempenhar um papel importante junto dos espectadores. Contribui para ajudar o público a descobrir as mais variadas formas do cinema, apoiando cerca de trinta festivais em França e no estrangeiro: o Festival Premiers Plans de Angers, o Festival de Cannes, o Festival Internacional do Filme de La Rochelle, o Festival Internacional do Filme de Istambul, a Festa do Cinema Francês de Lisboa… facultando o seu apoio financeiro ou dotando-os de prémios como o Prémio Un Certain Regard-Fondation Groupama Gan pour le Cinéma no Festival de Cannes.

 

Por fim, a Fundação empenha-se em salvaguardar o património cinematográfico mundial, oferecendo o seu apoio à restauração de numerosas obras-primas. Assim, em 2009, permitiu salvar entre outras obras,  “As Pinturas do meu irmão Júlio” e “Lisboa Cultural” de Manoel de Oliveira (Portugal).

 

Este projecto de restauração de dois filmes de Manoel Oliveira foi realizado em conjunto com a Cinemateca Portuguesa e enquadrado no programa da 10ª Edição da Festa do Cinema Francês. Foi também o primeiro projecto de restauro do património cinematográfico em que a Groupama Seguros esteve envolvida.

 

Os últimos restauros nos quais a Fundação participou são: Documenteur, Agnès Varda (1980); Tell me lies, Peter Brooks (1967); Lola, de Jacques Demy  (1960).

 

A Fundação acompanha ainda estas restaurações organizando projecções excepcionais, em França e no estrangeiro.

 

Graças ao seu trabalho, a Fundação foi distinguida e ao longo de 25 anos de existência, por várias vezes, nomeadamente ao receber três Óscares do mecenato bem como a distinção de Grande Mecenas do Ministério Francês da Cultura e da Comunicação.

Enviar

Group@ma.net

Groupama é uma mútua de seguros, serviços bancários e financeiros, com uma distribuição multi-canal para servir os seus 16 milhões de clientes.